sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dica técnica: Utilização do sla (acordo de nível de serviço)


O SLA (Service Level Agreement, ou em português, Acordo de Nível de Serviço) é um termo para garantir, na relação comercial, a quantidade e qualidade dos bens/produtos ou serviços prestados, contratados sob determinadas condições comercias.

Se você adquire uma partida de embalagens, a forma da entrega destas embalagens (por exemplo, pacotes de 100 caixas, somente aceite com pedido completo) ou o meio de entrega (via rodoviária, FOB, dentro de 10 dias após recebimento do pedido emitido), são informações que definem um componente de serviços para o material descrito. Desta forma, se a embalagem não for entregue dentro das condições requisitadas, seu fornecedor pode estar comprometendo a demanda de seu negócio.

Para este exemplo, a definição do sla nada mais é do que indicadores (KPIs, com suas respectivas metas) que possam mostrar a adequação (ou não) deste fornecedor ao que a empresa espera:
  •        DIFOT – Entrega na íntegra em tempo;
  •        Atendimento a entregas não programadas
  •        Devoluções de produtos

Claro que o custo do fornecimento sempre estará relacionado a indicadores com metas mais rigorosas ou não. O equilíbrio destas metas para os indicadores é sempre o ideal para se buscar.


Para saber mais sobre como a GSS Consulting pode agregar valor na definição e implementação de slas, entre em contato conosco pelo telefone 11 3171 2347 com Adriana ou pelo e-mail  contato@gssconsulting.com.br

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